terça-feira, outubro 24, 2006

Ainda que eu ande pelo vale...


"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte,
não temerei mal nenhum porque tu estás comigo;
a tua vara e o teu cajado me consolam".
Salmo 23.4

Certo pastor escreveu em seu diário, por ocasião do falecimento de sua esposa: "não se pode pensar que passaremos a vida pulando de um para outro cume das montanhas, como se não houvesse vales entre elas".
O salmo 23 é a produção de uma alma que se descobriu qual ovelha que tinha por Pastor o próprio SENHOR. Nele, o escritor, que também é pastor desses frágeis animais, descreve a caminhada das ovelhas sob os cuidados de um bom pastor.
É característico desse animal ser dependente dos cuidados pastorais. O salmista fala de si como ovelha que encontrou no SENHOR o pastor que nada lhe deixa faltar. Num olhar amplo da vida percebe que de nada passou necessidade.
Entretanto, tal afirmação não implica, de modo algum, que a vida de uma ovelha conhece apenas pastos verdejantes e águas de descanso. Há também os vales. Passar por eles proporciona à ovelha uma experiência singular que ela não teria se não descesse ao vale.
Alguns aspectos da passagem pelo vale são notáveis e diferenciadores em relação aos outros lugares por onde o pastor conduz as suas ovelhas. Um deles é o fato de que as ovelhas passam pelo vale porque seu pastor as conduz para lá. É o vale uma trajetória tão certa na caminhada das ovelhas, quanto o são os cumes das montanhas, os pastos verdejantes e as águas tranqüilas. Mas, afinal, por que razão um pastor tiraria suas frágeis e dependentes ovelhas dos pastos que se encontram em lugares planos e altos – tão seguros, aquecidos e iluminados?
O fato é que nos vales é que se encontram as águas mais frescas e mais abundantes e a relva mais viçosa. Águas e alimento que se tornam ainda mais desejáveis após o esforço da caminhada – o exercício que tornará as ovelhas ainda mais fortes e mais preparadas para enfrentar situações difíceis. Todavia, para chegar a essas desejáveis águas frescas e abundantes, o já tão cuidadoso pastor, dobrará a vigilância. Ali são especialmente necessários o cajado e a vara. Se o cajado confere à ovelha a sensação de segurança por ser o instrumento que pastor utilizará para ajudá-la a sair de algum buraco ou do meio de um espinheiro em que, porventura, ela cair, a vara, por outro lado, é instrumento de disciplina e correção. Mas, tanto o cajado quanto a vara são vistas pela ovelha como figuras de fortalecimento e confiança: "tua vara e o teu cajado me consolam". Eles ensinam que, no vale, não se pode descuidar. Há perigos, há espinheiros, há valas que podem matar. Há atrativos que podem enganar e levar a ovelha por caminhos onde há riscos escondidos, perigos camuflados. Ao passar pelo vale, a ovelha experimentará que ali é um lugar de disciplina e vigilância redobrada. A vara e o cajado lhe ensinam essa verdade.
Outro aspecto notável dessa parte da caminhada de uma ovelha é a necessidade de uma proximidade ainda maior entre ela e o pastor. O vale é, em geral, sombrio e o anoitecer ali pode trazer trevas densas. Nesta circunstância não se pode ver ao longe. Nessa situação, o pastor não pode ser para a ovelha alguém de quem se fala, mas alguém com quem se fala.
É impressionante observar que, na narrativa do salmo 23, o escritor vem-se referindo ao seu pastor, usando a 3ª pessoa – "ele me faz repousar... ele me leva... ele me guia...". Mas quando começa a falar da passagem pelo vale, passa a usar a 2ª pessoa: "tu estás comigo". Já não fala a seu respeito, já não fala sobre ele, mas agora fala com ele; e sabe que não precisará temer coisa alguma porque a presença dele é garantida: "tu estás comigo". O pastor está presente e, ainda que as sombras sejam escuras, sua ovelha pode vê-lo e pode ouvi-lo porque bem perto dela é que ele vai.
Ali no vale, o pastor já não é para a ovelha aquele que vai à frente ou que a protege na retaguarda: é, antes, aquele que vai ao seu lado, promovendo a intimidade necessária àquela que, com ele, desce ao vale.
O vale é sombrio e, muitas vezes, trata-se da sombra da própria morte. E é aí que está a grande diferença entre esse frágil animal na sua relação com seu pastor e o homem ou a mulher que têm no SENHOR o seu pastor. O pastor desse animalzinho acompanha-o até ali – até o vale da sombra da morte; mas o SENHOR é o pastor que não somente nos acompanhará até o vale, mas também nos fará cruzá-lo, conduzindo-nos a habitar na Sua Casa, para todo o sempre.

4 comentários:

  1. Exatamente um ano depois, clico, abro e leio e encontro coisas preciosas...
    Sou grata por vc ser minha mamãe! Deus abençoe...
    Beijo da Pri

    ResponderExcluir
  2. Nossa que texto lindo...que revelacao do Senhor...
    Fico tao feliz de ter esse Deus que cruza o vale comigo, que me cuida...
    Muito precioso teu blog
    Deus te abencoe =)

    ResponderExcluir
  3. Que pregação maravilhosa....Pastor você é iluminado!!
    Deus o abençoe...!!

    Maria Helena Centurião - Cuiabá/MT

    ResponderExcluir